Não existe amizade fora da verdade!



Sabe quando nos afeiçoamos as pessoas que conhecemos na net ou na vida real? Sabe quando de repente elas desaparecem e você imagina o que teria acontecido, o que teria falado, qual atitude teria tido para afastá-las?
Isso aconteceu comigo tantas vezes que andei desistindo de me afeiçoar às pessoas. Andei desistindo de socializar, de trocar experiências. Andei desistindo de ser verdadeira pq as pessoas não suportam muito a verdade.
Se nossa postura é de concordar com tudo nos amam, mas se nossa postura é a de falar a verdade, ou discordar elas se afastam.
Muitos de nós não suporta ouvir a verdade, muitos tem medo de pessoas espontâneas ou tem medo de si mesmos... Eu não sei!
Estamos de tal forma armados que em uma conversa temos que nos policiar pra não sermos muito doces pra não acharem que somos oferecidas também não podemos ser firmes pq isso é confundido com prepotência, arrogância. E em todos os casos falar a verdade está fora de cogitação!
Todos montam seus personagens e encenam.
Na net todo mundo é Barbie ou Ken. Homens e mulheres fisicamente perfeitos.
Todo mundo é perfeito, honesto, íntegro, “verdadeiro”.
Todo mundo é seguro de si e ninguém chora ou se entristece com o que os outros falam.
Na net todo mundo fica mesmo é indignado e compra briga, mas nunca fica triste, pq consideram que tristeza é coisa pra fracos... Pode ser sentida, mas não pode ser falada.
Eu ainda me entristeço, ainda fico sensibilizada e ainda choro se me interpretam mal. Eu ainda olho pra frases feitas com certa resistência , e analiso antes de curtir e compartilhar qualquer coisa . Eu ainda respiro fundo se alguém me ofende e conto até 10 pra tentar entender o que aconteceu e muitas vezes o que parece ofensa é uma frase que o Facebook não conseguiu entregar e misturou com a outra formando uma coisa horrível. Eu ainda peço perdão se a pessoa não compreende o que eu falei embora saiba que isso abalará nossa suposta amizade pra sempre. Não por minha causa!  Aprendi a perdoar!
Eu compreendo a net como um espaço em que se pode fazer amizades verdadeiras, embora essas sejam muito raras ainda existem e tenho o privilégio de ter feito algumas.
Comecei a usar a net em 2006 era muito ingênua, pra não dizer burrinha. Achei que todo mundo falava a verdade... Achei mesmo!
Belos 5 anos se passaram e conto a dedos as pessoas daquela época com quem tenho contato, que realmente me conhecem e sabem que mesmo falando as coisas na lata seria incapaz de ofender ou mentir pra um amigo.
Recentemente falei a um de meus amigos. Um dos poucos que me resta:
- Olha, eu sei que posso te dar um chute na canela e você ainda assim não vai se ofender.
E ele me disse:
- Somos irmãos, você pode chutar a vontade!
Literalmente eu não chutaria a canela dele, mas se precisar de um puxão de orelha eu dou e estou pronta pra receber pq o sentido da amizade é esse. Não existe amizade fora da verdade!
Eu sou capaz de dizer pra uma amiga que o carinha que ela põe no céu não serve pra ela o que vai deixá-la triste, mas vai ser comprovado em uma semana.
Sou capaz de discordar por várias vezes do ponto de vista de um amigo e continuar amiga dele se ele assim desejar.
Eu não sei ser falsa, não sei mentir... Não sei mesmo...
Se quiserem minha opinião a terão de verdade...
Uma tarde voltando pra casa encontrei com uma grande amiga pronta pra ir a uma festa de rua. Ela radiante me perguntou:
- E ai to bonita?
- Não! –disse eu -Tá parecendo uma prostituta com essa maquiagem no meio da tarde!
Ela olhou pra mim e caiu na gargalhada.
Entramos e ela retirou tudo e colocou uma coisa mais apropriada pra o horário.
Ela não se ofendeu nunca se ofendeu pq eu sempre falei a verdade e não cobrei dela menos que a verdade. E a verdade nos fez amigas para sempre!
Com ela aprendi onde era a perninha da letra A, aprendi que o mês não tem 32 dias e decorei os dias da semana... Chorei no ombro dela e ela chorou no meu ombro por diversas vezes... E nesses 25 anos de amizade jamais deixei de falar a verdade pra ela pq não cobro menos que a verdade daqueles que amo e que escolheram me amar.
Não importa quantos amigos me restaram, importa que os que aqui estão verdadeiramente me conhecem e me amam compreendendo que esse meu falar firme é minha forma de dizer :
- Agora é hora de seguir em frente e parar de lamentar pq a vida é bem mais que essa bobagem e com certeza você não precisa remoer dores... precisa esquecer e ser feliz!
E essa minha forma doce de falar são lapsos de fragilidade que as durezas e dificuldades da caminhada pela estrada da vida não conseguiram aniquilar.
Por qual motivo falo disso hoje?
Pelo mesmo motivo que escrevo textos e mais textos... A fim de suprimir dores, curar feridas da alma.
E vocês me perguntam:
- Isso funciona?
Funciona em 100% dos casos.
Se algo me incomoda escrevo, se incomoda alguém que conheço escrevo .
Escrever é uma forma de pensar melhor o que já foi pensado e repensado... É como remoer uma dor pela última vez e enterrá-la em pilhas de palavras que talvez não façam o menor sentido para os demais, mas que para mim são o analista perfeito.
E as pessoas as quais me afeiçoei ficam guardadas no peito como seres humanos falhos como eu, limitados como eu...
Então... retomando meu raciocínio inicial da tal desistência de socializar, fazer amigos,e falar a verdade, apenas tenho a dizer que:
- Cada um dá o que tem... Eu não posso dar menos que verdade seja de forma doce ou de forma firme...
Continuarei então com meus poucos amigos que suportam ouvir a verdade, que me pedem conselhos sabendo que não vou afagar-lhe os cabelos e lhes dar razão em 100% dos casos, mas que compreendem que jamais em minha vida falaria ou faria algo para machucá-los ou ofendê-los.
Sabe pq?
Por que os amo.

                                                                                                                          Por Gi Barbosa

3 Comentários

Que tal sugerir a frase que gostaria de ver em forma de recadinho?
Basta deixar sua frase em forma de comentário em qualquer nesta postagens que terei o maior prazer em elaborar um selinho ou recadinho bem bacana
Beijokas Gi

  1. Belíssimo texto querida, expressão máxima da verdade em que eu concordo no gênero, número e grau. Parabéns, grande beijo. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. minha amiga virtual, quanta verdade e sentimento neste texto. Estou aqui mesmo que distante a teclar com vc e a trocar nossas experiências como educadoras, te aceito como vc é 100% sincera e verdadeira. Te gosto muitooooo!Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oh meus queridos!
    Obrigada pelo carinho e por me aceitar assim desse jeitinho meio doido rsrs
    Beijokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que tal sugerir a frase que gostaria de ver em forma de recadinho?
Basta deixar sua frase em forma de comentário em qualquer nesta postagens que terei o maior prazer em elaborar um selinho ou recadinho bem bacana
Beijokas Gi

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem